Termo de uso Pacientes

Termo de uso Pacientes


Termo de uso - Pacientes

Seja bem-vindo(a) à nossa Plataforma!  


Nós, da Receita Digital, nascemos com a missão de simplificar a forma como Você acessa seu histórico de receitas médicas e adquire os medicamentos prescritos para o seu tratamento, dos seus dependentes ou o do seu animal.  

 

Pensando cada vez mais em uma jornada completa e integrada, Você também vai encontrar em nossa Plataforma outros tipos de documentos digitais relacionados à sua saúde, dos seus dependentes e do seu animal, como atestados, pedidos de exames, e qualquer outro documento feito pelo profissional para atender suas necessidades. Estes documentos estarão disponíveis para Você acessar sempre que precisar, na palma da mão.  

Além disso, Você poderá usar suas Prescrições Digitais para adquirir medicamentos e outros produtos de forma online e facilitada em nossas farmácias conveniadas, ou diretamente em qualquer farmácia de sua escolha. 

 

Além de Médicos e Dentistas, a Receita Digital também está disponível para Médicos Veterinários – então Você também poderá acessar a Plataforma para acompanhar o tratamento do seu animal doméstico. 

 

Nós consideramos que a nossa relação deve ser baseada em confiança e transparência. Por isso, elaboramos estes Termos de Uso para que Você entenda quais são seus direitos e obrigações quando contrata nossos serviços. 

 

Ao fazer o cadastro em nossa Plataforma, Você deverá concordar com os presentes Termos de Uso. Por isso, pedimos que leia atentamente este documento e, em caso de dúvida, entre em contato conosco, através dos canais informados abaixo. 

 

Caso Você não concorde com algum dos termos aqui disciplinados pedimos, por gentileza, que descontinue o uso ou não realize o cadastro em ou o uso de nossa Plataforma.  

1.Propriedade da Plataforma 

1.1. A Plataforma pertence à Receita Digital Tecnologia em Saúde Ltda., pessoa jurídica inscrita no CNPJ sob o nº 34.307.169/0001-00, com sede na rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 721, no bairro Mercês, da cidade de Curitiba/PR, CEP 80510-342. 

 

2. Aplicação dos Termos de Uso 

2.1. Estes Termos e Condições de Uso (“Termos de Uso” ou “Termos”) são aplicáveis a todas as atividades e serviços ofertados pela Receita Digital aos Usuários, sejam por seu website e/ou subdomínios, aplicativos, programas e/ou demais extensões. Por ser um Contrato com valor jurídico, vincula e estabelece direitos e obrigações entre a Receita Digital e Você. 


Estes Termos de Uso regulam a relação entre a Receita Digital e Você, usuário que deseja
utilizar os serviços previstos nestes Termos de Uso. Se você quiser saber mais a respeito das
regras que são estabelecidas entre a Receita Digital e os Profissionais de Saúde, Médicos
Veterinários e Farmácias, pedimos, por gentileza, que sejam acessados os Termos de Uso
específicos nestes links: 


3. Atuação 

3.1. A Receita Digital oferece um ambiente online para que Você tenha, de forma acessível e rápida, acesso a Documentos Digitais em Saúde como prescrição de medicamentos, pedidos de exames, atestados e outros documentos, emitidos por médicos e dentistas, para Você e seus dependentes e por médicos veterinários, para seus pets (animais sob sua responsabilidade), bem como para que Você possa obter em tempo real o armazenamento destes documentos.  

 

3.2. Ainda, Você poderá receber ofertas de produtos e serviços adicionais, oferecidos pela Receita Digital ou através de plataformas parceiras (caso seja do seu interesse), como, por exemplo, a compra online dos medicamentos prescritos para Você, em parceria com a Consulta Remédios. 


4. Regulamentação  

4.1. A Plataforma atua de acordo com a legislação brasileira, atendendo, inclusive e especialmente, aos termos da Lei nº. 12.965/2014 (o Marco Civil da Internet), da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados), dos regulamentos e resoluções aplicáveis e de demais leis que venham a ser aplicadas às Prescrições Digitais e demais Documentos Digitais em Saúde ou em Saúde Animal emitidos através da Plataforma.  

5. Destinatários da Plataforma 

5.1. A Plataforma é destinada aos Usuários maiores de 18 (dezoito) anos, para uso próprio ou na condição de responsáveis legais ou de fato do Paciente (inclusive animal) ao qual se destina o tratamento ou Documento Digital, em seu favor. 

 

5.2. Por isso, é importante que Você tenha em mente que, ao acessar a Plataforma em seu nome ou nome de terceiro, assumirá todas as responsabilidades inerentes a estes Termos de Uso, e que qualquer informação inverídica e/ou falsa registrada ou fornecida no momento da contratação ou uso da Plataforma pode constituir crime de falsidade ideológica, nos termos do artigo 299, do Código Penal Brasileiro.  

 

5.3. Caso a Plataforma evidencie que o cadastro foi realizado para uso por crianças ou adolescentes ou por incapazes civis, a Receita Digital se reservará o direito de realizar o cancelamento da conta, sem qualquer aviso prévio. As operações em andamento serão imediatamente canceladas e eventuais valores pendentes serão estornados, nos termos previstos nestes Termos de Uso. 

 

5.4. Denúncias a respeito do uso indevido da Plataforma podem ser realizadas por qualquer Usuário, através de nosso canal de contato. 


6. Adesão e Aceite 

6.1. Para fazer uso da nossa Plataforma, Você deve concordar com os presentes Termos de Uso, manifestando sua adesão às disposições ora apresentadas marcando a checkbox apresentada no momento do cadastro.  

 

6.2. Com a adesão a estes Termos, o Usuário declara que:

  • Leu e concorda em se submeter aos termos deste documento; 

  • Compreende que a Receita Digital é o meio pelo qual são emitidos os Documentos Digitais em Saúde ou em Saúde Animal, incluindo, mas não se limitando às Prescrições Digitais e que, portanto, não possui qualquer ingerência ou responsabilidade aos medicamentos ministrados, de forma que, por isso, concorda em nos isentar de quaisquer responsabilidades relacionadas e/ou decorrentes de qualquer complicação de saúde que possam levar à morte, lesão, doença, perda financeira, ou quaisquer outras perdas decorrentes ou não dos medicamentos e tratamentos ministrados pelos Profissionais de Saúde. Neste sentido, o Usuário compreende que a Plataforma não possui ingerência e não se responsabiliza por erros de prescrição e dosagem, falsidade, perigo ou inexatidão às Prescrições Digitais e demais Documentos Digitais; 

  • Os Termos de Uso têm natureza jurídica contratual, que estabelece direitos e obrigações entre as partes envolvidas na operação descrita nestes Termos. 

7. Violação das Condições dos Termos de Uso 

7.1. Se Você descumprir quaisquer das condições aqui previstas, a Receita Digital poderá, a seu exclusivo critério, suspender ou excluir seu cadastro para utilização da Plataforma como Usuário, sem que seja necessário seu aviso prévio e sem prejuízo de eventual indenização pelo dano sofrido.  

 

7.2. Por isso, a leitura atenta deste documento – que estabelece os critérios para a nossa relação – é extremamente importante. O uso da Plataforma implica no seu reconhecimento às disposições aqui estabelecidas. 

 

7.3. Estamos à disposição, também, em nossos canais de contato, para esclarecer eventuais dúvidas a respeito dos critérios aqui estabelecidos. As formas de contato estão disponíveis ao final deste documento. 

 

8. Forma de Acesso 

8.1. Cadastro. Para acessar suas Prescrições Digitais e demais Documentos Digitais, e ter acesso aos outros serviços oferecidos, como a busca por melhores preços dos medicamentos da sua receita, Você deverá realizar o cadastro informando os dados necessários, bem como definir uma senha de acesso.  


  • Após o cadastro, o acesso à Plataforma deverá ser realizado mediante login (e-mail cadastrado) e senha de acesso. 

  • Para que seja possível o seu credenciamento, é necessário o fornecimento de dados pessoais, nos termos dispostos em nossa Política de Privacidade, que pode ser acessada por este link. 

8.2. Direito à Análise de Veracidade das Informações. Nossa Plataforma utiliza mecanismos para identificar e autenticar os dados informados por Você no momento do cadastro e durante o uso da Plataforma. Também podemos solicitar dados adicionais e documento que julgarmos necessários e idôneos, a nosso critério, para realizar a conferência das informações fornecidas. Nós nos reservamos o direito de, se necessário, inabilitar, de forma temporária ou definitiva, os cadastros que apresentarem qualquer informação inverídica ou não confirmada. 

  • Caso haja suspeita ou seja evidenciado que as informações estão incorretas, inverídicas ou não confirmadas, entraremos em contato pelos canais de contato informados em seu cadastro para que seja realizada a correção em tempo hábil e definido; 

  • Não havendo a correção ou envio dos documentos que comprovem a veracidade, a Receita Digital se reserva do direito de não concluir o cadastro em curso ou, ainda, inabilitar as funcionalidades de nossos serviços aos cadastros já existentes, impedindo este acesso até que seja solucionada a questão relacionada ao cadastro, sem que isto implique em qualquer direito à indenização por eventuais prejuízos suportados por Você e/ou por terceiros em razão desta restrição; 

  • Cabe ao Usuário manter seu cadastro atualizado e informar a Receita Digital da necessidade de atualização de seu cadastro quando constatar informações equivocadamente inseridas. 

8.3. Segurança. A Receita Digital pode, a seu exclusivo critério, impedir novos cadastros, acessos ou cancelar cadastros já efetuados caso seja detectada anomalia que, em sua análise, seja revestida de erro grave ou demonstre tentativa deliberada de burlar as regras aqui descritas, visto que são obrigatórias a todos os Usuários. Também atuaremos de tal forma caso seja verificado descumprimento, de qualquer obrigação prevista nestes Termos de Uso. 

 

8.4. Uso de Conta por Terceiros. Os cadastros e contas de Usuário na Plataforma são individuais e intransferíveis. Por isso, Você deve informar a Receita Digital sobre qualquer uso não autorizado da sua conta ou qualquer outra violação de segurança, em tempo hábil. A Receita Digital não se responsabiliza por quaisquer prejuízos ou danos oriundos do uso de login e senha por terceiro, com ou sem o consentimento do Usuário cadastrado.


9. Operação e Funcionamento da Plataforma 

9.1. Após Você realizar seu cadastro e a Receita Digital validar sua conta, Você terá acesso aos seguintes serviços:  

  • Cadastramento de dependentes vinculados ao seu perfil, podendo ser pacientes menores de idade sob sua responsabilidade e/ou animais sob sua guarda; 

  • Gestão e atualização dos seus dados pessoais de identificação e contato, como seu e-mail, telefone, celular e endereço; 

  • Uso do nome social, quando aplicável; 

  • Histórico de todos os Documentos Digitais emitidos por Profissionais de Saúde, incluindo, mas não se limitando às prescrições médicas digitais, atestados, pedidos de exames, emitidos para Você ou para pacientes sob sua responsabilidade (dependentes); 

  • Histórico de todos os Documentos Digitais emitidos por Profissionais Veterinários, incluindo, mas não se limitando às prescrições digitais, declarações, pedidos de exames, emitidos para os animais sob sua guarda (seus pets); 

  • Download dos arquivos originais, assinados digitalmente pelos Profissionais que os emitiram, que estejam cadastrados para Você, seus dependentes e seus pets; 

  • Informações a respeito dos melhores preços dos medicamentos e produtos de nutrição, higiene, beleza, ou de uso veterinário – se Você concordar com o compartilhamento previsto no Termo de Consentimento - para caso seja do seu interesse, realizar a compra online, mediante o cadastro na plataforma do Parceiro; 

  • Demais serviços adicionais que venham a ser disponibilizados e não estejam detalhados neste Termos de Uso. 


9.2. Os Documentos Digitais são emitidos por Profissionais de Saúde ( Médicos, Dentistas e Outros), bem como por Médicos Veterinários que estão conectados em nossa Plataforma. Por isso, é de inteira responsabilidade do Profissional de Saúde ou Médico Veterinário o conteúdo do Documento Digital relacionado ao atendimento ou tratamento.  

 

9.3. De acordo com as normas previstas pelas Autoridades Competentes, após a utilização ou o decurso do prazo de validade dos Documentos Digitais, especialmente no que se refere às prescrições de medicamentos, não é possível sua utilização. Nestes casos, a Receita Digital não se responsabiliza por qualquer complicação à saúde ou risco de morte pela ausência ou interrupção do tratamento, vez que a validade dos documentos é determinada pelo Profissional e pelos órgãos reguladores, como Anvisa e Ministério da Agricultura e Pecuária. 


10. Obrigações do Usuário 

10.1. Quando o Usuário utiliza nossa Plataforma, é responsável por: 

  • Não usar a Plataforma para qualquer propósito que seja ilícito ou proibido pelos Termos de Uso e/ou pelas normas aplicáveis, especialmente a legislação brasileira; 

  • Apresentar comportamento honesto e de boa-fé, evitando violações de privacidade, destruição de dados e interrupção ou degradação dos serviços; 

  • Prezar pela exatidão e veracidade das informações que fornecer à Plataforma; 

  • Ser diligente no uso das funcionalidades disponibilizadas na Plataforma, considerando suas responsabilidades; 

  • Autorizar-nos a te enviar comunicações por e-mail, telefone ou mensagens pela Plataforma ou mensagens instantâneas, inclusive de caráter publicitário; 

  • Não ceder, vender, alugar ou outra forma realizar transferência da sua conta cadastral, uma vez que esta é única, individual e intransferível; 

  • Cumprir rigorosamente todas as determinações destes Termos de Uso. 


10.2. Restrição de Acesso. Durante o uso da Plataforma, não é permitida qualquer tentativa de incorporar quaisquer informações da Plataforma em qualquer outro diretório, produto ou serviço, que implique em:
  • Acessar as áreas de programação da Plataforma, seu banco de dados ou qualquer outro conjunto de informações que faça parte da atividade de webmastering da Plataforma; 

  • Realizar ou permitir que se realize qualquer tipo de engenharia reversa, tradução, decompilação, cópia, modificação, reprodução, locação, sublocação, sublicenciamento, publicação, divulgação, transmissão, empréstimo, distribuição ou, de qualquer outra forma, a disposição de ferramentas de consulta deste website e de suas funcionalidades para terceiros sem a nossa prévia e expressa autorização, por escrito. 

10.3. O descumprimento das disposições aqui estabelecidas pode acarretar as penalidades previstas na legislação brasileira, sem prejuízo da obrigação de reparar os danos que causar. Esta restrição inclui qualquer tentativa de incorporar quaisquer informações da Plataforma em qualquer outro diretório, produto ou serviço. 

11. Obrigações da Receita Digital 

11.1. Quando Você utiliza a nossa Plataforma e nossos serviços, a Receita Digital é responsável por: 

  • Disponibilizar os serviços da Plataforma de forma segura e estável; 

  • Manter, segundo seu julgamento e possibilidades de mercado, a atualização constante da Plataforma visando seu aperfeiçoamento e adaptação às novas tecnologias disponíveis; e 

  • Proteger a confidencialidade de todas as informações dos Usuários cadastrados e de terceiros visitantes na Plataforma. 

11.2. Limites à Responsabilidade. A Receita Digital não é responsável: 
  • Pela reparação de prejuízos que possam ser derivados de apreensão e cooptação de dados por parte de terceiros que, rompendo os sistemas de segurança, consigam acessar essas informações; 

  • Pelas informações erradas, incompletas, fraudulentas ou divergentes que sejam fornecidas pelo Usuário no momento do cadastro ou durante o uso da Plataforma; 

  • Pelo teor da descrição realizada nos Documentos Digitais emitidos pelos Profissionais e por verificar o correto uso da Plataforma; 

  • Por qualquer fraude, declaração fraudulenta ou violação de qualquer uma das condições estabelecidas nestes Termos de Uso; 

  • Por falhas nas conexões, sejam no ambiente da Receita Digital ou, em especial, do Usuário, bem como pelas consequências de tais falhas, incluindo, mas não se limitando a, eventuais perdas de negócios; 

  • Por qualquer violação a direitos de terceiros que Você realizar; 

  • Por danos indiretos, incidentais, especiais, exemplares, punitivos ou consequentes, incluindo, danos pessoais ou à propriedade, relacionados com, ou de outra forma resultantes, de qualquer uso da Plataforma que Você possa sofrer devido às ações realizadas ou não realizadas através desta, ainda que decorrentes da conduta de terceiros. 

11.3. Relações com Terceiros. A Plataforma fornece links que redirecionam Você para outros websites ou plataformas de serviço (a exemplo do descrito no quadro apresentado na Cláusula “9”), mas não possui responsabilidade ou controle sobre estes sites e, portanto, responsabilidade a respeito de suas operações. 


12. Remuneração e Cancelamento 

12.1. O cadastro na Plataforma é realizado de forma gratuita. O pedido de cancelamento pode ser realizado através de nossos canais de contato, previstos ao final deste documento. 

 

12.2. O cancelamento não implica, obrigatoriamente, na exclusão dos dados fornecidos, a qual é realizada de acordo com as disposições de nossa Política de Privacidade, que o Usuário pode acessar clicando aqui. 

 


13. Engenharia da Plataforma 

13.1. A Plataforma está disponível e é oferecida "no estado em que se encontra" e "conforme disponível". Ou seja, não há qualquer responsabilidade da Receita Digital por garantias implícitas de comerciabilidade, adequação a um determinado fim e de retorno financeiro. Além disso, a Receita Digital não garante que os serviços da Plataforma serão fornecidos sem interrupções ou erros.  

 

13.2. Ao aderir aos Termos de Uso, Você aceita que eventuais riscos decorrentes da utilização da Plataforma são de sua inteira e exclusiva responsabilidade. 

 

13.3. O acesso à Plataforma pode ser interrompido, suspenso ou ficar intermitente temporariamente, sem qualquer aviso prévio, em caso de falha de sistema ou servidor, manutenção, alteração de sistemas ou por qualquer motivo que escape ao controle da Receita Digital, sem que se faça devida qualquer indenização ou reparação por parte desta.  


13.2. Utilização da Propriedade Intelectual da Aplicação.  
  • O uso comercial da expressão “Receita Digital”, como marca, nome empresarial ou nome de domínio, bem como seu logotipo, são de propriedade exclusiva dos proprietários da Plataforma, conforme devidamente registrado, nos termos da legislação brasileira vigente.  


  • Da mesma forma, são de propriedade exclusiva dos proprietários da Plataforma os direitos autorais e outros direitos passíveis de proteção por propriedade industrial, como estrutura, os conteúdos das telas relativas à Plataforma (assim como a codificação relacionada), software, website, bancos de dados, redes e arquivos.  


  • Os Usuários não adquirem, pela utilização da Plataforma, qualquer direito de Propriedade Intelectual ou outros direitos exclusivos da Receita Digital, incluindo patentes, desenhos, marcas, direitos autorais ou quaisquer direitos sobre informações confidenciais, segredos de negócios ou segredos industriais, bem como todo e qualquer conteúdo disponibilizado na Plataforma. 


  • Todos os direitos de Propriedade Intelectual estão protegidos no Brasil e internacionalmente por leis e tratados internacionais de direitos autorais, marcas, patentes, modelos e desenhos industriais.  


  • A Receita Digital reserva para si todos os direitos relativos a direitos autorais, marcas, patentes, modelos e desenhos industriais, quer sejam de sua propriedade ou licenciados em seu favor. 


14. Modificações 

14.1. A Receita Digital pode, a qualquer momento, modificar os Termos de Uso e alterar ou modificar a aparência ou o funcionamento da Plataforma, sem qualquer responsabilização perante os Usuários, sendo que tais modificações entrarão em vigor imediatamente após informadas por e-mail ou disponibilizadas na Internet, excetuando-se os casos em que atualizações dos Termos de Uso dispuserem de forma diferente. 

 

14.2. Será entendido que o Usuário aceitou as alterações dos Termos de Uso caso não se manifeste em contrário ou continue acessando a Plataforma normalmente.  

 

15. Nulidades 

15.1. Se qualquer disposição destes Termos de Uso for considerada ilegal, inválida ou inaplicável, no seu todo ou em parte, esse trecho será nesta exata medida entendido como não fazendo parte dos presentes Termos de Uso, sendo que a legalidade, validade e aplicabilidade das demais Cláusulas não serão afetadas.  

 

16. Vigência 

16.1. Os Termos de Uso passarão a valer para cada Usuário a partir do seu primeiro acesso à Plataforma e cessarão quando o respectivo cadastro for desativado, permanecendo as responsabilidades pelo período de utilização. 

 

17. Canal de Contato  

17.1. Em caso de dúvida ou sugestões sobre os Termos de Uso ou qualquer outra informação relacionada, o Usuário poderá entrar em contato pelo e-mail contato@receitadigital.com ou pelos outros canais divulgados no endereço receitadigital.com/contato. 

 

18. Foro e Jurisdição Competente 

18.1. Os presentes Termos e Condições de Uso são regidos pelas leis brasileiras, tendo como definido o foro da Comarca de Curitiba/PR como competente para dirimir eventuais controvérsias oriundas destes, em prejuízo de qualquer outro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser, devendo-se dar prioridade, sempre, às tentativas de resolução por conciliação ou mediação. 

 

Atualizada em 23 de janeiro de 2023. 

 

Equipe Receita Digital




    • Related Articles

    • Termo de uso Médicos

      Termo de uso - Médicos Seja bem-vindo(a) à nossa Plataforma! Nós da Receita Digital queremos simplificar e trazer mais segurança às prescrições médicas, pedidos de exames e demais documentos digitais que Você, médico, de qualquer especialidade, ...
    • Termo de uso Dentistas

      Termo de uso - Dentistas Seja bem-vindo(a) à nossa Plataforma! Nós da Receita Digital queremos simplificar e trazer mais segurança às prescrições odontológicas, pedidos de exames e demais documentos digitais que Você, cirurgião dentista, de qualquer ...
    • Termo de uso Médicos Veterinários

      Termo de uso - Médicos Veterinários Seja bem-vindo(a) à nossa Plataforma! Nós da Receita Digital queremos simplificar e trazer mais segurança às prescrições veterinárias, pedidos de exames e demais documentos digitais que Você, médico veterinário, de ...
    • Termo de Uso - Farmacias e Drogarias

      Seja bem-vindo(a) à nossa Plataforma! Nós da Receita Digital queremos simplificar a rotina das Farmácias com o nosso serviço de Dispensação de Medicamentos. Por meio da nossa Plataforma, as Farmácias podem, de forma prática e segura, controlar as ...
    • Termo de Consentimento

      Termo de Consentimento para tratamento de Dados Pessoais - Pacientes - Sugestões e Ofertas - Seja bem-vindo(a) à nossa Plataforma! A Receita Digital é uma empresa inovadora que transforma o relacionamento entre médicos, dentistas, veterinários, ...