Saiba como utilizar os layouts de receita disponíveis na plataforma Receita Digital

Saiba como utilizar os layouts de receita disponíveis na plataforma Receita Digital




Uma dúvida muito comum entre prescritores é qual layout escolher para prescrever sua receita digital.
Neste artigo vamos esclarecer esta dúvida.

Na plataforma disponibilizamos 3 tipos de layout:

1 - Receita Simples
2 - Receita de Antimicrobianos
3 - Receita de Controle Especial

Veja imagem abaixo:



Como utilizá-las? 

1 - Receita Simples ( semelhante a branca comum 1 via em papel)
A Receita Simples é aquela utilizada  para prescrição de medicamentos conhecidos como MIP, anódinos (paliativos) e de medicamento de tarja vermelha, com os dizeres venda sob prescrição médica, e segue as regras descritas na Lei 5.991/1973.
Deve conter o nome do paciente, o modo de uso das medicações prescritas, o nome do profissional prescritor, acompanhado do endereço de consultório (ou residência ou instituição onde se deu o atendimento), data, assinatura e número de inscrição no seu respectivo Conselho Profissional.

2 - Receita de Antimicrobianos/antibióticos (semelhante à receita branca 2 vias em papel)
É determinada pela Resolução RDC‐ANVISA nº 20, de 05 de maio de 2011.  A relação de antimicrobianos sujeitos ao controle é atualizada periodicamente. Deve ser utilizada para prescrição dos antibióticos. Devem conter o nome completo, endereço, idade e sexo do paciente, além dos dados usuais do prescritor: nome do profissional, acompanhado do endereço de consultório (ou residência ou instituição onde se deu o atendimento), data, assinatura e número de inscrição no seu respectivo Conselho Profissional.

Lembre-se! No caso das receitas digitais, não é necessário a impressão. Se quiser imprimir, apenas 1 via é suficiente já que a farmácia fará a validação on-line e acessará o arquivo PDF do documento. 


3 Receitas brancas de Controle Especial. (semelhante à receita branca 2 vias em papel)
As substâncias controladas ou sujeitas a controle especial são substâncias com ação no sistema nervoso central e capazes de causar dependência física ou psíquica, motivo pelo qual necessitam de um controle mais rígido do que o controle existente para as substâncias comuns.   Também se enquadram na classificação de medicamentos controlados as substâncias anabolizantes, substâncias abortivas ou que causam má‐formação fetal, substâncias que podem originar psicotrópicos, insumos utilizados na fabricação de entorpecentes e psicotrópicos. 

ATENÇÃO!  Apenas os medicamentos das listas C1, C4 (Anti-retrovirais) , C5 - Anabolizantes, medicamento adendos das listas A1- A2, B1 e C1; B1 (Antiparkinsonianos e anticonvulsionantes) podem ser prescritos via meio digital neste modelo de receita.


As notificações de receita amarelas (listas A1 e A2 (Entorpecentes)), A3, azuis (B1 (Psicotrópicas), B2 (Psicotrópicas Anorexígenas)), especial para talidomida (C3 (Substâncias Imunossupressoras)) e receita especial para retinóides de uso sistêmico (Medicamentos da lista C2) NÃO podem ser emitidas em meio digital por nenhuma plataforma no Brasil de acordo com as normas da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em caso de dúvidas entre em contato conosco.
 

Canais de Atendimento (de seg. a sexta de 9h às 18h)

 Whatsapp (21) 98080 2380

Chat online do site emreceitadigital.com 


Equipe Receita Digital