Como autenticar seu Certificado Digital na Plataforma

Como autenticar seu Certificado Digital na Plataforma


Olá Prescritor(a)! 
O primeiro passo para iniciar suas emissões de documentos na plataforma já foi dado, você efetivou o seu cadastro.  Agora, você precisa "autenticar" o seu certificado dentro do sistema, para assinar seus documentos. Vamos lá! 
Para autenticar o certificado, será necessário você criar um primeiro documento ou receita pelo menu "Nova Prescrição"  

Cadastre um paciente e prossiga preenchendo um documento ou receita buscando o medicamento no banco de dados, inserindo a posologia e a quantidade de embalagens que será receitada.  A partir daí iniciaremos o processo de autenticação. 

1 - Ao concluir a prescrição, clique no botão "Salvar e Assinar" . 
2 - Escolha o tipo de receita que você irá emitir e clique em OK.
3 - Um pop up para escolher o tipo de certificado aparecerá na tela.  Escolha entre certificado local ou em nuvem para prosseguir. Saiba como identificar o seu lendo as definiçoes abaixo: 

 3.1 Certificado Local (são os modelos tradicionais) : token (pen drive), cartão ou A1 - arquivo instalado no computador. Estes modelos só permitem assinatura via computador. 

3.2 Certificado em Nuvem (certificado com acesso via aplicativo no celular). São os mais modernos e indicados, pois permite prescrever e assinar documentos pelo celular, tablet ou computador. Os mais conhecidos e utilizados são: SAFE ID, BIRD ID, REMOTE ID, VidaaS, NEO ID e o VAULT ID. A Receita Digital oferece descontos especiais para os usuários que possuem a CNH ( carteira de motorista) ou já tenham um certificado de qualquer modelo.  Se tem interesse em fazer um certificado em nuvem, clique aqui. 

4 A- Se você escolheu Certificado Local você precisará instalar o plug in na primeira vez que for assinar na plataforma. Faça o download e realize a instalação no seu computador. 
      Atenção!  Alguns computadores possuem antivírus e é natural que eles "enxerguem" que o arquivo executável do plug in seja um "invasor" no seu computador. Porém, não se preocupe, pode aceitar a instalação sem nenhum problema até "finalizar" o processo. :) 

5 A- Com o plug in instalado clique no botão “Autenticar” no canto superior direito e escolha Certificado local novamente.
6 A - Uma nova janela aparecerá para você selecionar o seu certificado. Selecione o seu certificado e clique em “Assinar” no canto superior direito.

Todo o passo a passo acima está resumido no desenho esquemático abaixo: 

4 B - Se você escolheu Certificado em Nuvem: A autenticação do certificado em nuvem é feita chamando o aplicativo instalado no seu celular. O processo varia em cada modelo. Certificados como o Safe ID, VidaaS, NEO ID e o Vault ID solicitando a leitura do Qr Code da tela do computador ou digitação de um código numérico no seu celular para realizar o processo de autenticaticação e posterior digitação da sua senha de assinatura. 
Já o Bird ID possui uma senha OTP que é um token temporário. Portanto, a cada assinatura será necessário um novo token. 
No caso do SAFE ID e VidaaS a autenticação dura até 24 horas. Passando este tempo, será necessária uma nova autenticação. 

5 B - Escolhendo Certificado em Nuvem, aparecerá a janela para você escolher o provedor do seu certificado digital em um lista pré-cadastrada.

6 B- Ao escolhê-lo, você irá digitará o OTP (Token temporário) gerado no aplicativo do celular no caso do Bird ID e Remote ID. No caso dos demais, você fará o login para ler o QR Code com o aplicativo do celular ou digitar o código de autenticação no aplicativo no celular.
Inserindo os dados, você poderá digitar a senha no aplicativo para autorizar a assinatura.

7 B - Autorizando a assinatura nos aplicativos de certificados em nuvem, a plataforma exibirá o botão de assinatura. Clique em “Assinar” no canto superior direito. 
Todo o passo a passo acima está resumido no desenho esquemático abaixo: 



Se o passo a passo acima não for suficiente para ajudar você a autenticar o seu certificado na plataforma ou caso alguma parte do processo não tenha sido bem sucedida, temos o nosso suporte técnico para auxiliá-lo(a) nesta jornada.  :) 

Entre em contato pelos canais de atendimento abaixo e solicite o nosso suporte. 

Canais de Atendimento - ( Seg. a Sex. de 9h às 18h)


Whatsapp(21) 98080-2380


Chat online do site emreceitadigital.com 


Esperamos você!

Equipe Receita digital