Como assino as receitas e demais documentos digitais na plataforma?

Como assino as receitas e demais documentos digitais na plataforma?


Como faço para assinar as receitas e demais documentos digitais na plataforma? 

Após logar na plataforma, crie seu documento acessando o menu ‘Nova Prescrição’.  Cadastre o paciente, preencha as informações do seu documento de saúde e finalize clicando em ‘Salvar e Assinar Digitalmente’.


Caso queira emitir uma receita, escolha o tipo de receita e clique em ‘OK’.


Selecione o tipo de certificado (local ou em nuvem) no pop-up que aparecerá na tela e prossiga.


Saiba como identificar o seu certificado lendo as definições abaixo: 


1. Certificado Local (modelos tradicionais): token (pen drive), cartão com chip ou A1 (arquivo instalado no computador). Esses modelos só permitem assinatura via computador; 

2. Certificado em Nuvem (certificado com acesso via aplicativo no celular): são os mais modernos e indicados, pois permitem prescrever e assinar documentos pelo celular, tablet ou computador de qualquer lugar tento acesso à internet. Os mais conhecidos e utilizados são: SAFE ID, BIRD ID, REMOTE ID, VidaaS, NEO ID e o VAULT ID. 


     1.1 Instalando seu Certificado Digital Local


      Caso tenha selecionado o Certificado Local, você precisará instalar o plug-in na primeira vez que for assinar na plataforma. Faça o download do plug in e realize a instalação no seu computador. 

      Atenção! Alguns computadores possuem antivírus e é natural que eles vejam o arquivo executável do plug-in como um vírus. Mas não se preocupe, a instalação pode ser aceita sem nenhum problema até o fim do processo.


      Com o plug-in instalado, clique no botão ‘Autenticar’, no canto superior direito, e logo depois escolha ‘Certificado local’ novamente.

      Uma nova janela aparecerá para você selecionar o certificado. Selecione o certificado com o seu nome e clique em ‘Assinar’, no canto superior direito.

      Todo o passo a passo acima está resumido na ilustração abaixo: 

 



2.1 Instalando seu Certificado Digital em Nuvem:


Caso tenha optado pelo certificado em nuvem, a autenticação é feita abrindo o aplicativo do certificado digital instalado no seu celular e o processo pode variar de acordo com cada modelo. 


Certificados como o Safe ID, VidaaS, NEO ID e o Vault ID podem solicitar a leitura do QR Code da tela do computador ou digitação de um código numérico no seu celular para realizar o processo de autenticação e, posteriormente, a digitação da sua senha de assinatura. 


Já o Bird ID e o Remote ID possuem uma senha OTP que é um token temporário. 

No caso do SAFE ID e VidaaS, a autenticação dura até 24 horas e, passado esse período, será necessária uma nova autenticação. 


Caso opte pelo certificado em nuvem, uma janela aparecerá na tela para que você escolha o provedor do seu certificado digital em uma lista pré-cadastrada.


Selecionando Bird ID e Remote ID, você irá digitar o OTP (token temporário) gerado no aplicativo do celular. Contudo, se optar pelos demais, SAFE ID e VidaaS, você fará o login para ler o QR Code com o aplicativo do celular ou digitar o código de autenticação no aplicativo. 


Inserindo os dados, você poderá digitar a senha no aplicativo para autorizar a assinatura.

Autorizando a assinatura nos aplicativos de certificados em nuvem, clique em ‘Assinar’, localizado no canto superior direito da plataforma.

 

Todo o passo a passo acima está resumido na ilustração abaixo: 




Se o passo a passo acima não for suficiente para autenticar seu certificado na plataforma ou caso alguma parte do processo não tenha sido bem sucedida, entre em contato com o nosso suporte técnico por meio dos seguintes canais: 


Canais de Atendimento - de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Whatsapp: (21) 98080-2380

Chat online:receitadigital.com


            Equipe Receita Digital