A Receita não tem QR Code. Ela é Digital?

A Receita não tem QR Code. Ela é Digital?













A Receita não tem QR Code. Ela é Digital?








Vamos lá! Essa é um dúvida muito comum entre prescritores, pacientes e farmacêuticos (as) que às vezes recusam uma receita por não ter um QR Code.

Uma prescrição não precisa necessariamente ter um QR Code para ser digital. O que a torna digital é o modo como o prescritor ASSINA a receita ou outro documento de saúde. 

A assinatura do prescritor no documento deve ser eletrônica, e feita com um certificado digital no padrão ICP- Brasil. 

A validação de um documento digital se dá pela assinatura eletrônica no site validador do ITI ( Instituto de Tecnologia da Informação Brasileiro).

O QR Code é apenas um facilitador, um meio, que a farmácia tem para acessar a receita e facilitar a validação no ITI. 

Mas o que realmente é verificado é a assinatura do documento. Se ela foi feita no padrão ICP-Brasil e se foi realmente assinada por um prescritor registrado nos conselhos federais de medicina e odontologia. 

Portanto, mesmo que a receita não tenha um QR Code, não quer dizer que ela não é digital.

O que deve ser observado é: o documento está em PDF e possui uma assinatura eletrônica no padrão ICP Brasil de um prescritor autorizado? Se sim, ótimo.
Se trata de um documento assinado digitalmente. 

O documento é um arquivo PDF, ou JPEG mas foi assinado à mão por um prescritor autorizado? Não é digital.  Tem alguma menção de assinatura com certificado digital ICP- Brasil? Não. Então ela não digital.

Ela foi assinada à mão por um prescritor (médico ou dentista com registro profissional dos conselhos)? Sim. Então se trata de uma receita válida, em papel e deve ser aceita utilizando os processos padrões de recebimento de receita feita à mão.  Ele não é digital.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, temos um artigo no blog que explica a diferença entre os tipos de  geração de receitas e as assinaturas eletrônicas aqui: https://receitadigital.com/receita-digital-e-receita-digitalizada-assinatura-eletronica-e-assinatura-digital-saiba-a-diferenca/

Ou acesse os nossos Canais de atendimento online. 

Canais de Atendimento: (de seg. a sex, de 9h às 18h)
Whatsapp: (21) 98080-2380
Chat online no site em : receitadigital.com


Equipe Receita Digital