Validação das Receita Digitais
Conforme a regulamentação da ANVISA , as prescrições digitais são assinadas eletronicamente por médicos e dentistas utilizando um certificado digital no padrão ICP-Brasil.
Este tipo de assinatura é rastreável e dá veracidade aos documentos digitais, mostrando ao farmacêutico se a precrição digital em questão foi assinada por um profissional inscrito no CFM ( Conselho Federal de Medicina) ou no CFO ( Conselho Federal de Odontologia).
A validação dos documentos de saúde digitais é feita em um portal de verificação do ITI ( Instituto de Tecnologia da Informação Brasileiro).
Qualquer pessoa em posse do PDF original de uma Receita Digital pode validar o documento no validador do ITI neste endereço:
https://assinaturadigital.iti.gov.br/ Validador de assinaturas eletrônicas de documentos de saúde .
Assim, se você como paciente, quer ter certeza que a sua Receita Digital está assinada pelo(a) seu(ua) médico(a) ou dentista, basta fazer a leitura do QR Code presente no PDF do documento no site acima e digitar o código de segurança que se encontra abaixo do QR Code. Acompanhe o passo a passo abaixo:
A outra opção é realizar o Upload do documento em PDF no site validador e clicar em "Enviar". Veja abaixo:
Desta forma, você não terá dúvidas da validade da sua Receita Digital. E poderá utilizá-la onde preferir.
Assim como para os pacientes, a Receita Digital oferece também um módulo específico e gratuito para as farmácias buscarem as Receitas Digitais diretamente dentro da plataforma, já validadas no ITI.
Ao realizar o cadastro, basta a farmácia digitar o número/código da receita ou o CPF do paciente que ela já terá acesso à Receita Digital.
Esta opção é mais curta, direta e traz mais comodidade para todos.